10 de outubro de 2004

Um desconhecido no meu sonho...

Não sei quem és nem como conseguiste entrar no meu sonho. Não te dei licença mas, afinal, os sonhos são mesmo assim. Sem lógica, involuntários e sem consequências (?).Não consigo descrever-te, o teu rosto está sempre desfocado e tenho a impressão que caminhas à beira de um qualquer rio... ou lago? Apareces vindo da bruma, imagem esfumada pairando à minha volta, num estranho delírio em que voamos sobre campos, rios, mares em nada semelhantes ao mundo real. Oiço a tua voz murmurar palavras suaves que atravessam o silêncio. Quando te vais, as palavras ficam comigo. E ontem, na tua visita sonhada, deixaste comigo um pequeno nada que talvez tenhas esquecido. Ou talvez tenhas querido deixar-me aquele pequeno presente: um grama de ilusão.

6 Comments:

At 16 outubro, 2004 19:06, Blogger Blogueira said...

oi silvia!
Para mim os sonhos podem deixar marcas, acho que trazem consequencias... umas boas outras más... a mim deixam-me sempre cheia de dúvidas. Será que são reais? Ou pura imaginação? Há que pensar melhor nisso. Adorei este post! =) beixinhos

 
At 18 outubro, 2004 20:33, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 18 outubro, 2004 20:34, Anonymous Anónimo said...

Sempre uma possibilidade! Penso no como será feita a produção de um sonho: o guião, o cenário, a produção, o casting, a luz... Tudo produzido pela nossa capacidade individual de sonhar algo que, um dia, reunidas as condições, bem pode tornar-se realidade! LINDONA, Afonso.

 
At 18 outubro, 2004 20:50, Blogger Silvia said...

Afonso: Imaginar a produção de um sonho. Tens razão porque por vezes é como um espectáculo, tem luz, cor (nem que seja preto e branco), tem estranhas formas muito mutáveis... Adorei a tua visão fotográfica! *'s

 
At 19 outubro, 2004 17:06, Blogger Silvia said...

Lena: Talvez se trate da beleza da vida quando fugimos do real e embarcamos na imaginação... Algo complexo!! Obrigada pelo comentário* ;)

 
At 13 setembro, 2005 20:10, Anonymous Anónimo said...

É mais fácil definir alguém analisando os seus sonhos, do que os seus pensamentos.
Isto prova-se facilmente, quantas vezes não sonhamos em fazer certas coisas mas que num dia negro fazemos exactamente o contrário? Toda a gente já passou por isto, e ficamos espantados pois não percebemos como foi possivel. Sonhei que o mundo era perfeito. Sonhei que a vida era bela. Sonhei que não havia pessoas más. Sonhei mil e uma coisas que mais tarde se tornaram mentira. O mundo não é perfeito, tem vários problemas. A vida não é bela, quem a acha bela nunca sofreu. Há muitas pessoas más, acreditem. Porque é que isto acontece? Será que essas pessoas más também sonharam em ser boas? Se sim, como acabaram más? Vivemos num mundo de sonho. Arrisco-me a dizer que até o mundo sonha em algum dia ser perfeito. E arrisco afirmar que a vida sonha em ser bela. Já perceberam que de facto, o que muda tudo são os pensamentos? O problema é o "hábito". Não queria entrar por tópicos de filosofia (pois detesto essa disciplina), mas acontece que é verdade. Há certas coisas que fazemos não sabemos bem porquÊ pois achamos que estão erradas. Isso acontece porque o assunto já está de tal maneira “batido”, que é "normal". Já deixou de ser escandalo. Todos os povos têm as suas culturas. Numas respeitam-se as mulheres, noutras não. Numas respeitam-se os animais, noutras não. Isto tem tudo a ver com o que as pessoas pensam. Quando pensamos muito, por vezes, destruímos sonhos, alteramos realidades que podiam ser bem diferentes e chegamos mesmo a complicar o que parece ser fácil. Precisamos de facto, de algo que nos ajude a pensar da melhor maneira, sim, porque ao pensarmos sozinhos também nos podemos enganar. Se forem para o céu, não fiquem admirados se encontrarem um "nazi". Que culpa teve ele, se fez o que sempre lhe ensinaram, ou melhor, fez sempre o que achou correcto? Seguiu a sua consciência e tentou dar o seu melhor, não teve culpa de ter aprendido esses pensamentos das tais pessoas más.
Há certas pessoas e grupos que nos ajudam a pensar. Posso incluir a religião. Se tiverem dúvidas existenciais, já pensaram alguma vez em falar com um padre? Tentem e verão o resultado. Mas então, o que muda a atitude dos padres? Sonham de uma maneira diferente? Sim. Aprenderam a pensar com Deus. E que sabia Deus? Tudo! Mais essencial, dava um sentimento muito importante deveras escasso hoje em dia: AMOR.
Qual é o papel do amor aqui? Fácil de entender. Quando damos amor, estamos a dar o nosso melhor, a tentar fazer outra pessoa feliz. Se estamos a tentar fazer a outra pessoa feliz, estamos a ajudá-la, estamos a melhorar a sua vida. Estamos a torná-la perfeita! Estamos a destacarmo-nos. Porque é que a maior parte das pessoas hoje em dia são tão futéis? Já repararam que ao dizer isto, sei que se calhar outras pessoas estarão a dizer o mesmo de mim? Como é que isso é possível se só estou a tentar ajudar? Isso é possivel e não os censuro. São apenas modos diferentes de pensar. Foram educados assim e se seguirem a sua consciência ficarei feliz. Procuraram ajuda para pensar e foram ensinados desta maneira.
Ninguém é perfeito. Penso que toda a gente sabe isso. Mas também nunca ninguém tentou ser! Mais tarde apareceu outra frase, ninguém é puro, e 100% bom. Calma, já alguém tentou sê-lo? Sim. E acreditem, há pessoas assim. Essas pessoas que o tentaram ser merecem todo o mérito, tentaram ser melhores que as outras e admiro mesmo muito. Há pessoas que não nasceram para ser comandadas pela vida, preferem, antes, serem elas a controlarem-na. Eu não sou perfeito, não sou 100% bom, nem 100% puro. Mas digo, tentarei sê-lo. Receio tenho, pois, ao querermos, enganamo-nos muitas vezes. Mas também, quando nunca queremos, ENGANAMO-NOS SEMPRE. Tentarei sentir-me bem comigo, ajudar pessoas, largar todos os meus defeitos, dar sempre o meu melhor, etc...e entao talvez um dia saberei o que é o amor verdadeiro. Isto é um sonho, e acreditem, sonhar comanda a vida. Agora só me falta alguém que me ajude a pensar. Tenho Deus ao meu lado, mas não lhe pedirei, pedirei à Nossa Senhora, pois não o incomodarei (além disso, quando se quer uma coisa, pede-se ao Pai ou à Mãe? ;) ). Tenho também a pessoa que amo, que me ajudará tal como eu a ajudarei, ela sabe quem é. Nenhum dos dois é perfeito, felizmente. Mentalizem-se duma coisa, uma relação perfeita não dura. Ninguém aprende nada um com o outro. Vamos apenas sonhar que algum dia conseguiremos. Teremos apenas de controlar os pensamentos, pois são eles que nos definem. Que melhor fonte de inspiração pode um/a mulher/homem pedir? É maravilhoso. Mas qual o principal pré-requisito? Força de vontade. É tudo o que é preciso. "Se assim quizerdes, não será um sonho" , dizia Theodor Herzi. O problema? É díficil hoje em dia. Solução? Também não é impossível. Tentaremos e espero que todos tentem. Se conseguir fazer mais pessoas pensarem que podem ser perfeitas se tentarem, talvez este mundo melhore substancialmente. Não perdem, só ganham. Quantos desejos não se enfeitam com os títulos de vontade? Tentem. Aprendam a sorrir quando erram e não a chorar. Significa apenas que aprenderam!! Só não erra quem não tenta, toda a gente erra todos os dias e montes de vezes. Recordem-se, até os padres se confessam. Beijo*

 

Enviar um comentário

<< Home